O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deu início, no último sábado (07), a estudos topográficos e mapeamentos aéreos com drones no trecho da BR-040 conhecido como Voçoroca, em Valparaíso de Goiás. Os levantamentos visam subsidiar obras emergenciais para conter processos erosivos e minimizar os impactos dos alagamentos recorrentes na região.
A iniciativa conta com a atuação da empresa Dynatest, contratada pelo DNIT, que já está em campo realizando medições técnicas para orientar as intervenções. A expectativa é que, com base nesses dados, sejam propostas soluções estruturais eficazes e de rápida execução.
As ações contam com articulação política envolvendo o Governo Federal, o senador Vanderlan Cardoso, o deputado federal Célio Silveira e apoio técnico do Ministério dos Transportes. A gestão municipal também participa do processo, buscando celeridade na execução das obras.
O prefeito Marcus Vinicius afirmou que o estudo atual irá complementar análises já em andamento. “A partir desses dados, poderemos avançar com uma intervenção rápida e técnica para resolver a situação no local”, explicou.
Além das medidas emergenciais, a Prefeitura de Valparaíso e o deputado Célio Silveira têm agenda confirmada com o Ministério das Cidades para discutir a liberação de R$ 50 milhões. O valor será destinado a obras de drenagem na BR-040, com o objetivo de eliminar os pontos críticos de alagamento e ampliar a infraestrutura urbana no entorno da rodovia.
A expectativa é que, com o avanço dos estudos e a execução das intervenções, a situação na Voçoroca seja normalizada, garantindo mais segurança para motoristas e moradores da região.
Fonte: SECOM-PMVG.