O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) está realizando diversas ações educativas durante o mês de maio, em parceria com instituições públicas e privadas, como parte do movimento Maio Amarelo. O objetivo é promover o debate sobre a prevenção de acidentes de trânsito. Ao todo, estão programadas 48 ações, incluindo palestras, blitzen, Detranzinho e campanhas educativas, que ocorrerão até o dia 31.
O tema escolhido para este ano pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “No trânsito, escolha a vida”. A intenção é unir esforços entre setores público e privado para conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre a importância de adotar posturas seguras no trânsito.
A campanha publicitária contará com vídeos, spots e material gráfico, incentivando os usuários a compartilharem as vias de forma segura por meio de decisões individuais. Será utilizada uma linguagem visual moderna e popularizada pelas redes sociais, como as enquetes de múltipla escolha.
Embora Goiás já tenha registrado mais de 2 mil mortes por acidentes de trânsito anualmente, o número vem diminuindo com a colaboração de todos. No ano passado, foram registradas 1.732 mortes no trânsito, enquanto, de janeiro a abril deste ano, ocorreram 442 óbitos. O Detran-GO está empenhado em reduzir cada vez mais esses números e ressalta a importância da colaboração de todos.
Como parte das ações do Maio Amarelo, serão realizadas palestras sobre direção defensiva em empresas, destacando a necessidade de atenção e respeito à legislação. Também serão promovidas atividades educativas em eventos temáticos, como o passeio de veículos antigos em Trindade. O programa Detranzinho, que forma multiplicadores, será desenvolvido em escolas públicas e privadas de diversos municípios.
Além de Goiânia e Aparecida de Goiânia, as equipes da Gerência de Educação de Trânsito do Detran-GO participarão de atividades em outras cidades, como Anápolis, Itumbiara, Hidrolândia, Trindade, São Simão, Santa Helena, Rio Verde, Jaraguá, Porangatu, Silvânia, Uruaçu, Padre Bernardo, Planaltina, Nerópolis e Crixás.
Fonte: Detran-GO



