Trindade poderá ser agraciada com o título de “Capital da Fé”, segundo o projeto de lei nº 160/23, aprovado em primeira votação nesta terça-feira, 25, na Assembleia Legislativa de Goiás. O autor do projeto, o deputado Dr. George Morais (PDT), propôs a iniciativa para reconhecer a história e a vocação regional da cidade.
A crença no Divino Pai Eterno é o principal motivo da proposta de reconhecimento, que remonta aos anos de 1840, quando um casal de agricultores encontrou um medalhão com a imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria enterrado às margens de um córrego. O achado acabou reunindo famílias de amigos e vizinhos em torno do terço em louvor ao Divino Pai Eterno.
O número de devotos cresceu constantemente, e em 1848, o casal construiu uma pequena capela, coberta de folhas de buriti, para que o público tivesse acesso permanente ao medalhão encontrado. Com o passar do tempo e o aumento do número de fiéis, o local acabou sendo elevado à categoria de Basílica Menor e tornou-se o único santuário do mundo dedicado ao Divino Pai Eterno.
Atualmente, a Basílica de Trindade atrai multidões de fiéis, chegando a receber cerca de 2 milhões de romeiros, somente nos 10 dias de romaria, que caracterizam a grande festa anual do município. O evento começa na última sexta-feira do mês de junho e se estende até o primeiro domingo do mês de julho.
O autor do projeto, o deputado Dr. George Morais, explicou que a iniciativa tem como objetivo impulsionar o crescimento do município, principalmente na área de infraestrutura, de forma a atender bem tanto a comunidade local quanto os romeiros do Pai Eterno. Agora, o projeto de lei segue para votação em segunda e última votação antes de ser encaminhado para sanção do governador do estado.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias



