O deputado estadual Wilde Cambão (PSD) apresentou em Plenário o projeto de lei nº 11241/24, que institui a Política Estadual de Incentivo à Leitura para o cidadão goiano. A proposta visa garantir que o poder público assegure a formação de leitores em espaços públicos e privados, incentivando o hábito da leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos.
A iniciativa prevê ações como a formação de educadores para mediação de leitura, campanhas educativas em diversas mídias, e a realização de eventos literários. Além disso, busca prover espaços de leitura com acervos atualizados e ampliar o acesso à literatura por meio de programas de incentivo e produção literária, incluindo atividades como trocas de livros e contação de histórias.
O projeto também propõe a integração dos projetos escolares com universidades, a adoção de sistemas de avaliação para medir os resultados da política e a promoção de atividades relacionadas a outras artes, como teatro e música. A inclusão de atividades em línguas estrangeiras, como espanhol e inglês, também é destacada.
Wilde Cambão enfatiza que a leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e escrita, senso crítico, criatividade, memória e atenção dos alunos, contribuindo para sua autoconfiança e engajamento educacional. O projeto seguirá para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Fonte: Agência Assembleia de Notícias.