Entorno Hoje

Deputada Dra Zeli comemora instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Alego

Diversas autoridades e lideranças políticas de Goiás participaram da instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Assembleia Legislativa.
Foto: Will Rosa

(ALEGO) Em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, a deputada Dra Zeli (Solidariedade) comentou que a instalação da Procuradoria Especial da Mulher da Alego, neste mês em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher, proporciona a oportunidade de todas as mulheres goianas, representadas pelas deputadas da Casa, fecharem o mês com chave de ouro, graças a instalação da Procuradoria da Mulher na Casa. 

Entretanto, a parlamentar deixou claramente que entende que “as campanhas educativas devem começar dentro da própria casa, com os filhos, com os netos, fazendo reconhecer a importância da mulher na sociedade, tomando o espaço dela. A mulher é sempre mais cautelosa e está no momento das mulheres valorizarem  as mulheres  e não mais esperar isso dos homens”.

“Eu sempre digo, que nessa viagem agora para a China o nosso presidente Lula convocou uma comitiva de quase 300 pessoas, mas apenas três mulheres participaram. É o tipo da coisa que eu gostaria de entender onde está a valorização da mulher neste momento?”, criticou a parlamentar.

Atribuições

Entre as atividades que serão realizadas pela Procuradoria da Mulher, destaca-se a recepção e o encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher para as autoridades competentes. Além disso, a procuradoria promoverá ações de conscientização e capacitação para combater a violência e a discriminação contra as mulheres, realizará pesquisas e estudos sobre a participação das mulheres na política e a igualdade de gênero, proporá a criação de projetos de lei e políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, e oferecerá apoio e orientação jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência e discriminação.

A Procuradoria da Mulher poderá atuar em parceria com outras instituições e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance de suas ações e promover a conscientização da população sobre a importância da igualdade de gênero e da luta pelos direitos das mulheres.

A proposta de criação da Procuradoria da Mulher foi apresentada via projeto de lei de autoria do presidente Bruno Peixoto, aprovada por unanimidade entre os deputados estaduais com o objetivo de acolher as mulheres que foram violentadas ou ameaçadas, e, diante desta situação, prestar todo o apoio necessário na área jurídica, de assistência social e de saúde. “É um avanço muito grande para o Poder Legislativo”, salientou o presidente do Parlamento goiano.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também