Entorno Hoje

Covid-19: Governo de Goiás alerta para importância da vacinação mesmo com fim do estado de emergência

Com o status de emergência internacional em saúde finalizado pela Organização Mundial de Saúde, Estado destaca ações e investimentos no combate ao coronavírus e lembra que a vacinação contra a Covid-19 deve continuar.
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente foi, como Hospital de Campanha, a unidade de saúde da rede estadual que mais internou e curou vítimas de Covid-19, no auge da pandemia em Goiás. Foto: Secom
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente foi, como Hospital de Campanha, a unidade de saúde da rede estadual que mais internou e curou vítimas de Covid-19, no auge da pandemia em Goiás. Foto: Secom

Nesta sexta-feira (05/05), a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou o encerramento da emergência de saúde pública internacional devido ao surto de coronavírus. A notícia foi recebida com alívio pelo Governo de Goiás, porém o governador Ronaldo Caiado ressalta que isso não diminui a importância da vacinação. Caiado afirma: “Foi a vacina que garantiu o controle da doença. Não podemos, jamais, esquecer as milhares de vidas perdidas e não podemos flexibilizar a necessidade de imunização”.

Neste momento, o estado está empenhado na campanha de vacinação em massa. O governador em exercício, Daniel Vilela, que perdeu o pai, Maguito Vilela, para a Covid-19, destaca que no Dia D de Vacinação teve mais de 900 postos abertos para pessoas acima de 6 meses de idade (influenza), e de 18 anos para a dose bivalente (Covid-19).

O secretário de Saúde do Estado, Sérgio Vencio, ressalta que o fim da emergência declarada pela OMS não indica que a Covid-19 tenha sido erradicada. Ele enfatiza que a doença passou apenas da fase aguda de propagação. Vencio faz um balanço positivo das ações realizadas contra a Covid-19 em Goiás, que incluíram o uso eficiente de recursos financeiros e estratégias inteligentes.

Desde janeiro de 2020, o Governo de Goiás adotou medidas proativas para enfrentar a epidemia. Foi criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), pioneiro no país, que reuniu representantes de universidades, órgãos do judiciário, conselhos de classe, entidades da saúde e outros setores. Essa iniciativa permitiu embasar as políticas públicas com evidências científicas e foi fundamental para salvar vidas, afirma Vencio.

Embora o encerramento da emergência internacional traga um alívio simbólico, as autoridades de saúde de Goiás reforçam a importância contínua da vacinação. A população é incentivada a comparecer aos postos de vacinação e completar o esquema vacinal, garantindo a proteção individual e coletiva contra a Covid-19 e outras doenças. O combate à pandemia continua sendo uma prioridade e o estado permanece vigilante para garantir a saúde e o bem-estar da população goiana.

Foto: Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também