Entorno Hoje

Brasília se destaca em quarto lugar no ranking do empreendedorismo

Conheça alguns exemplos de iniciativas da FAPDF voltadas para os negócios.
Reunião de trabalho entre as OSCs selecionadas no edital do programa Escolas Inovadoras | Foto: Ascom FAPDF.

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) de 2023, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Brasília é uma das cidades mais empreendedoras do Brasil, juntamente com São Paulo e outras grandes metrópoles. Na pesquisa, que avaliou os 101 municípios mais populosos, a capital federal saltou do 69º para o quarto lugar no ranking das cidades mais empreendedoras do Brasil em relação ao levantamento de 2022. Dos sete pontos abarcados pela pesquisa, quatro estimularam o crescimento de Brasília no ranking: infraestrutura e mercado, cultura empreendedora, acesso à capital e ambiente regulatório.

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) tem contribuído para esse cenário com iniciativas para fomentar o empreendedorismo e a inovação na região. Alguns exemplos são o programa Start BSB, o Programa de Animação do Ecossistema, o programa Escolas Inovadoras e o programa Centelha-DF, que juntos somam mais de R$ 36 milhões em investimento público nesse setor. Com essas iniciativas, a FAPDF tem contribuído para tornar Brasília uma das melhores cidades para se empreender no Brasil, impulsionando a economia e gerando oportunidades para a população local.

Conheça algumas iniciativas da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), uma fundação que apoia a pesquisa e a inovação no Distrito Federal do Brasil:

Uma das iniciativas é o programa Start BSB, com o objetivo de promover o empreendedorismo na região e apoiar soluções inovadoras para demandas locais. O programa já beneficiou 50 empresas, gerando empregos e crescimento econômico. Duas das startups bem-sucedidas que surgiram do programa são a U4Hero!, uma plataforma educacional que fornece dados e ferramentas para desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos, e a 4 Hábitos Para Mudar o Mundo, uma empresa que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar a gestão de resíduos sólidos.

Outra iniciativa é o Programa de Animação do Ecossistema de Inovação do DF, que apoia projetos de organizações da sociedade civil para promover a inovação na região. O programa Escolas Inovadoras também apoia projetos inovadores de educação em parceria com a Secretaria de Educação (SEE) e organizações da sociedade civil. Esses projetos visam envolver alunos, professores e a comunidade em uma educação sustentável e participativa.

Fonte: Agência Brasília.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também