A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a liberação da ativação do 5G para as operadoras em 82 municípios de Goiás, sendo 10 deles localizados no entorno do Distrito Federal. Com essa autorização, restam apenas 104 municípios a serem planejados, além dos 60 que já tiveram o planejamento aprovado, mas ainda não foram antecipados.
Goiânia, que estava entre as capitais do país com a legislação atrasada, deu um importante passo para a implantação da tecnologia 5G. No dia 12 de abril, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara da capital aprovou um projeto de lei voltado para a implementação do 5G na cidade.
A antecipação da liberação dos municípios por parte da Anatel se deu devido ao cumprimento de todas as condições necessárias. Entre elas, destacam-se o início das atividades para migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas (TVRO) da banda C satelital para a banda Ku, incluindo a distribuição de kits e campanhas de comunicação. Além disso, foi concluída a desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, o que envolveu a mitigação de interferências em estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) operando na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.
Em todo o Brasil, um total de 187 municípios receberam a autorização para ativação do 5G, beneficiando aproximadamente 141 milhões de pessoas, o que corresponde a 66,4% da população brasileira, de acordo com dados divulgados pela Anatel. Com a expansão do acesso à tecnologia 5G, espera-se uma transformação significativa nos serviços de telecomunicações e uma maior conectividade em diversas regiões do país.
Municípios goianos do entorno com o sinal 5G liberado
- Águas Lindas de Goiás
- Cidade Ocidental
- Cristalina
- Formosa
- Luziânia
- Novo Gama
- Padre Bernardo
- Planaltina
- Santo Antônio do Descoberto
- Valparaíso de Goiás
Fonte: G1 – Goiás.



