A Assembleia Legislativa anunciou a realização de um concurso público em 2024 para preencher diversos cargos, incluindo auxiliar de serviços gerais, comunicador social, analista de T.I e agente da polícia legislativa. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto, determinou o início dos estudos para o certame e enfatizou a importância de ter profissionais concursados em diversas áreas.
A Comissão do Concurso Público 2024 será responsável por selecionar a banca examinadora e definir o número de vagas disponíveis. Além disso, foi destacado que os aprovados não poderão ocupar outros cargos, evitando desvio de função.
Atualmente, a Assembleia Legislativa conta com 411 concursados e 1100 comissionados, que são divididos em quatro turnos, incluindo finais de semana, nos 44 mil metros quadrados da Casa. O presidente também solicitou uma análise para extinguir cargos comissionados da administração e dar espaço aos novos concursados.
No que diz respeito aos gabinetes, existem atualmente 3800 funcionários comissionados lotados nos escritórios dos 41 deputados estaduais, e cada deputado pode contratar até 95 nomes dentro de uma cota mensal específica. O índice de gastos com pessoal da Assembleia está abaixo do índice de alerta, representando 1,15% da receita líquida.



