A Região Metropolitana do Entorno (RME) ganhou hoje mais um impulso para o desenvolvimento econômico e social. Foi lançado em Águas Lindas de Goiás o primeiro Polo Industrial do município, com destaque para o Canal Expresso Brasil-China, que prevê um investimento aproximado de US$ 100 milhões por meio de um protocolo internacional.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Nilton Castilho, 15 dos 60 módulos do polo serão destinados a empresas chinesas, com a previsão de criação de 2 mil empregos diretos. Castilho destacou que, além dos investimentos chineses para a instalação de três parques fabris distintos — produção de triciclo elétrico, pulseiras de monitoramento e drones para uso agrícola — também serão instaladas duas indústrias nacionais voltadas para a produção de insumos para a construção civil e materiais elétricos. “Este é o pontapé inicial para conquistarmos a independência econômica do município, com geração de emprego e renda,” afirmou o prefeito Lucas Antonietti.
Castilho lembrou que as primeiras tratativas da prefeitura com o circuito comercial chinês começaram com a criação da CODEAL – Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas, em 2023. O presidente da companhia, André Oliveira, participou de uma missão internacional realizada em Zhongshan, cidade da província de Cantão na China, onde foi celebrado um acordo de cooperação mútua com Águas Lindas de Goiás. “A partir deste compromisso, os acordos de cooperação para a viabilização do Polo Industrial, especialmente o Canal Expresso Brasil-China, tornaram-se realidade e começam agora a reverter mais emprego, renda e desenvolvimento para a cidade, que iniciará uma nova e próspera realidade”, declarou Oliveira.
Representando o Governo de Goiás, o chefe de Gabinete da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF-GO), Gleiston de Paula, destacou o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a região. Segundo ele, o governo estadual garantiu o fomento necessário, incluindo incentivos fiscais. “Quando esse projeto foi apresentado ao Governador, ele prontamente disponibilizou toda a estrutura do estado,” afirmou. De Paula também ressaltou a importância do projeto para a transformação da região. “Esse é o início de um processo que mudará a história do Entorno, transformando cidades-dormitório em centros econômicos autossuficientes e trazendo dignidade à população,” declarou.
Fonte: Secretaria do Entorno do Distrito Federal | Governo de Goiás.