Entorno Hoje

24ª Festa do Marmelo celebra tradição, fé e cultura no Quilombo Mesquita

Evento reuniu comunidade, produtores e autoridades em três dias de programação religiosa, cavalgada e atrações musicais no Entorno do DF

O fim de semana de 9 a 11 de janeiro foi marcado pela realização da 24ª edição da Festa do Marmelo, tradicional celebração que reúne fé, cultura popular e valorização da agricultura familiar no Quilombo Mesquita, entre Luziânia e Cidade Ocidental. O evento contou com a presença de autoridades, festeiros, produtores do fruto e moradores da região.

A abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira (9), com a celebração da Santa Missa na Capela do Rosário, em Luziânia. No sábado (10), a programação teve início pela manhã com a Cavalgada do Marmelo, que saiu de Luziânia em direção ao Mesquita, em Cidade Ocidental. Cavaleiros e amazonas foram recepcionados por foliões no Campo de Futebol do Mesquita, ao lado da Capela Nossa Senhora da Abadia, onde foi servido um grande almoço comunitário.

À noite, a festa seguiu com o Baile Dançante, animado pelos DJs JLenon e Lucas Durães, além dos shows de Rafael Dutra e Galã do Piseiro, que garantiram a animação do público.

O encerramento aconteceu no domingo (11), com a Santa Missa celebrada pelo pároco Frei Cristiano, na Capela Nossa Senhora da Abadia. Ao final da cerimônia, o religioso agradeceu aos colaboradores e destacou o apoio estrutural da Prefeitura Municipal, manifestando o desejo de que a Festa do Marmelo continue crescendo nos próximos anos, a exemplo de outros eventos tradicionais da região. Após a missa, foram realizados leilão beneficente e almoço comunitário no Mesquita.

Durante o evento, autoridades ressaltaram a importância cultural e econômica da festividade. O prefeito Lulinha Viana parabenizou o Quilombo Mesquita pela realização da festa. “É uma celebração que valoriza a cultura do nosso povo. No próximo ano, teremos ainda mais, com fé em Deus”, afirmou. O secretário de Agricultura, Joãozinho, agradeceu aos produtores e destacou a organização do evento, enquanto o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Trabalho, Rairon Murada enfatizou o papel histórico do marmelo na região, produzido há mais de dois séculos e responsável pela geração de renda por meio de seus derivados.

A 24ª Festa do Marmelo teve como festeiros e organizadores, pela Igreja Católica, Cacilda Brasil e o Terço dos Homens, em parceria com a Prefeitura de Cidade Ocidental, por meio de diversas secretarias municipais, e com a Associação do Território Quilombo Mesquita. O evento também contou com o apoio da Prefeitura de Luziânia, forças de segurança, órgãos de trânsito, Corpo de Bombeiros e empresas patrocinadoras.

Fonte: ASCOM/PMCO.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também