A busca por soluções que promovam inclusão e acessibilidade inspirou alunos do Colégio Estadual Cora Coralina, de Águas Lindas de Goiás, a desenvolverem projetos inovadores que estão transformando a rotina da comunidade escolar. As iniciativas, intituladas “Sinal Educa” e “Pulso Amigo”, foram apresentadas à secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, e se tornaram exemplos de protagonismo estudantil e criatividade a serviço da educação.
O projeto “Sinal Educa” substitui o sinal sonoro tradicional das escolas por um sistema visual, com luzes que se acendem a cada troca de horário. A proposta surgiu a partir do incômodo causado pelo barulho da sirene e busca reduzir o desconforto auditivo, especialmente para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, o sistema foi inteiramente desenvolvido pelos próprios alunos, que aplicaram na prática conhecimentos de programação e automação.
Inspirados por essa experiência, os estudantes criaram o “Pulso Amigo”, um dispositivo em formato de relógio que permite ao usuário solicitar ajuda imediata da equipe de apoio com apenas um clique. Ao ser acionado, o aparelho envia uma mensagem automática via Telegram, garantindo resposta rápida e eficiente em situações de emergência.
A professora Maria Eduarda Alves destacou que as ideias nasceram de uma escuta ativa da comunidade escolar.
“A proposta surgiu após uma auditoria cívica feita por alunos e professores. Percebemos a necessidade de desenvolver ações voltadas à inclusão, especialmente para os estudantes com TEA. Foi um processo coletivo, em que a sensibilidade e a criatividade dos alunos fizeram toda a diferença”, explicou.
O grupo de estudantes, batizado de “Rangers da Robótica”, se reunia diariamente para aprender e aplicar conceitos de tecnologia, programação e inclusão. Entre os alunos envolvidos, Keneddy Samuel Bezerra de Souza, Ryan Sampaio dos Santos, Mirelle Barbosa de Souza e Luan Carlos Souza da Costa se destacaram pela dedicação e protagonismo em todas as etapas.
O trabalho também contou com o apoio dos profissionais Elizângela Mara Pereira Soares Barbosa, Veronica Missel de Almeida Silva, Maria Luiza Oliveira, Rafaela Karoyne Salles Nogueira e Thomas Alves, além da gestora Dione Rouzares da Costa, que acompanhou e incentivou a execução dos projetos.
Fonte: Secretaria da Educação | Governo de Goiás.


