Entorno Hoje

Luziânia é destaque no encerramento do programa Agro é Social

Mais de 600 pessoas foram capacitadas e quase 500 produtores receberam crédito para fortalecer a agricultura familiar no município.
Foto: Rômullo Correa

Luziânia foi o centro das atenções, nesta quarta-feira (15/10), durante o encerramento da Regional Planalto do programa Agro é Social, promovido pelo Governo de Goiás. A solenidade contou com a presença da coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, e marcou o encerramento das ações na região, que capacitaram 1.495 pessoas, com investimento superior a R$ 5,7 milhões.

Somente em Luziânia, 648 moradores foram capacitados e 497 produtores rurais receberam o cartão do Crédito Social, incentivo de até R$ 5 mil destinado ao fortalecimento de pequenos empreendimentos rurais e ao estímulo da economia local.

Durante o evento, realizado na Feira Municipal de Luziânia, Gracinha Caiado destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Estado.

“Goiás é um estado que produz mais de 30 milhões de toneladas de grãos. Por que esquecer a agricultura familiar? O pequeno produtor está ali trabalhando todo dia”, afirmou. “Fico muito alegre em ver tantos produtores recebendo certificação e crédito para que possam prosperar”, completou.

O prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto, agradeceu a parceria com o Governo de Goiás e ressaltou o impacto do programa na vida dos produtores locais.

“O Estado tem olhado com muito carinho para o nosso povo e, hoje, especialmente, para o homem do campo, que garante a comida na mesa de todos os goianos”, disse o gestor.

Além dos cursos de confeitaria, o Agro é Social ofereceu capacitações em áreas como avicultura, apicultura, artesanato, fruticultura, bovinocultura sustentável, panificação e horticultura, entre outras.

A estrutura montada em Luziânia também ofereceu serviços gratuitos à população, como atendimentos de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica e atendimentos do Vapt Vupt e Agrodefesa.

O vice-governador Daniel Vilela reforçou o avanço das políticas sociais e econômicas no Entorno do Distrito Federal desde 2019, e destacou o papel do programa na geração de renda.

“Os beneficiários receberam qualificação e assistência técnica, e continuarão sendo acompanhados nos próximos anos”, afirmou.

O Agro é Social é coordenado pelo Goiás Social, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Emater Goiás. Desde 2019, o programa já beneficiou mais de 14 mil produtores em 193 municípios.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também