O Governo de Goiás anunciou a destinação de R$ 14 milhões do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social para ações sociais em municípios goianos. A primeira-dama Gracinha Caiado fez o anúncio durante uma solenidade no Palácio das Esmeraldas. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Assistência Social e será depositado diretamente nos Fundos Municipais de Assistência Social.
O valor corresponde à reposição de saldos de 179 municípios que utilizaram pelo menos 70% dos recursos repassados pelo governo estadual para custeios no ano anterior. O cofinanciamento tem o objetivo de fortalecer o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e permitir que os municípios implementem políticas sociais de forma efetiva.
O montante anunciado é um reforço importante para as prefeituras nas ações de Assistência Social e pode ser utilizado para custeio e investimentos, incluindo aquisição de alimentos para famílias em vulnerabilidade. Desde 2015, o programa do cofinanciamento existe, mas apenas agora foi implementado na prática, com o primeiro repasse realizado pelo governo estadual referente ao ano de 2020. O repasse direto dos recursos do Governo de Goiás busca melhorar a focalização do público atendido pelos programas sociais municipais, estaduais e federais.
O presidente da Federação Goiana dos Municípios, prefeito Haroldo Naves, comemorou o repasse e afirmou que o cofinanciamento da assistência social era um sonho dos municípios, permitindo o fortalecimento dos programas sociais e a compra de cestas básicas para as famílias mais vulneráveis. A primeira-dama e secretária de Assistência Social de Rio Verde, Lilian do Vale, destacou o trabalho contínuo do Gabinete de Políticas Sociais, sob a coordenação de Gracinha Caiado, na identificação das demandas específicas de cada município e ressaltou a importância da verba para o bom trabalho social realizado.



