Nesta terça-feira, 1º de agosto, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) retoma as votações legislativas após o recesso parlamentar, realizando sua primeira sessão deliberativa ordinária do segundo semestre. Serão discutidos temas de interesse público, apresentadas novas propostas e votados projetos de lei, totalizando 11 processos legislativos, todos de iniciativa parlamentar.
Dentre os projetos em pauta, destaca-se o processo legislativo nº 3416/19, do deputado Amilton Filho (MDB), que busca proibir a cobrança de multas ou valores por operadoras de telefonia celular aos consumidores que solicitarem o cancelamento ou suspensão de plano de telefonia em caso de furto ou roubo do aparelho ou chip celular. A sessão será realizada pelo sistema híbrido, com parlamentares presentes no plenário e outros participando remotamente.
A pauta da sessão inclui outras propostas abordando temas como conscientização sobre o uso da internet, direitos para estudantes atletas, combate ao HPV e ao uso de narguilé, políticas de apoio a pessoas desaparecidas, entre outros assuntos de interesse da sociedade goiana. As sessões ordinárias na Alego ocorrem normalmente às terças, quartas e quintas-feiras, com uma pauta de votação previamente designada.
A Ordem do Dia é a fase mais importante da sessão, envolvendo a discussão e votação das matérias em destaque, permitindo aos deputados defender suas proposições ou argumentar contra matérias que discordem. A população pode acompanhar as sessões ao vivo pela TV Alego, site oficial da Assembleia e canal do YouTube, garantindo a transparência e a participação dos cidadãos nas decisões legislativas que impactam diretamente suas vidas e aprimorando a democracia.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias.



