Entorno Hoje

SES – Goiás leva assistência especializada em telemedicina a 52 municípios

Até o final do ano, esses 52 municípios terão assessoramento para as interconsultas com os pacientes.
Foto: SES - Arquivo.
Foto: SES - Arquivo.

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) anunciou sua participação no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. O programa visa oferecer assistência especializada em telemedicina a 52 municípios selecionados em Goiás.

Priorizando o atendimento às cidades mais afastadas de Goiânia, a seleção desses municípios proporcionará um acolhimento médico mais eficaz aos pacientes. Cada município participante receberá um computador e agendará a capacitação com o Hospital Albert Einstein para utilizar o sistema de telemedicina. Até o final do ano, os 52 municípios contarão com assessoramento para interconsultas com os pacientes.

A telemedicina oferecerá suporte para discussões de casos com equipes multiprofissionais do Einstein, garantindo mais segurança e experiência no atendimento. Os pacientes poderão realizar consultas sem precisar se deslocar de suas cidades de origem.

Recentemente, a superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Paula dos Santos Pereira, reuniu-se com a equipe técnica da SES e representantes do Hospital Albert Einstein para confirmar a participação dos municípios no programa.

“Nossa expectativa é que todos os 52 municípios selecionados possam aproveitar ao máximo os benefícios dessa iniciativa em prol da população. Além disso, este projeto servirá como piloto para o Estado, que tem planos de desenvolver seu próprio sistema de telemedicina, demonstrando o compromisso do governo estadual”, ressaltou a superintendente.

Os municípios estão sendo capacitados com equipes formadas por um médico e um enfermeiro. Aqueles que já adiantaram o processo estão na fase das interconsultas, realizadas em unidades de saúde locais. Cada teleconsulta terá uma duração estimada de 30 minutos.

Os médicos e enfermeiros capacitados serão responsáveis pelo agendamento das interconsultas, respeitando a organização de cada município. O acompanhamento remoto se dará em especialidades como endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

Com essa iniciativa, a Secretaria da Saúde de Goiás busca promover o acesso à saúde de qualidade em regiões distantes, proporcionando atendimento médico especializado e eficiente por meio da telemedicina.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também