Entorno Hoje

Governo de Goiás implanta cerca de 30 mil metros quadrados de sinalização em junho

Programa desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito tem como objetivo proporcionar mais fluidez e segurança, com a prevenção de acidentes.
Foto: Comunicação Setorial - Detran.
Foto: Comunicação Setorial - Detran.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO), em parceria com o Governo de Goiás, implementou sinalização de trânsito em 17 cidades do estado. Durante o mês de junho, foram instalados 27.546 metros quadrados de sinalização horizontal e 1.696 placas de regulamentação e advertência, com o objetivo de promover maior fluidez e segurança no tráfego.

No município de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, foi realizada a maior quantidade de instalações. Foram aplicados 5.630 metros quadrados de sinalização horizontal e 600 placas de trânsito. Na região Norte de Goiás, a cidade de Uruaçu também recebeu melhorias, com a implantação de 3.531 metros quadrados de sinalização horizontal e 400 placas.

De acordo com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, o programa Sinaliza Goiás é apenas uma parte dos esforços da autarquia para garantir a segurança viária. Além da sinalização, eles têm investido em educação, fiscalização e engenharia, que são os três pilares da segurança no trânsito. O objetivo é continuar trabalhando para preservar vidas.

Uma nova licitação está sendo preparada para expandir o programa e atender um número cada vez maior de municípios.

A conscientização dos motoristas em relação à sinalização também é uma preocupação das ações de educação e fiscalização. Delegado Waldir ressalta a importância de respeitar as placas de trânsito, como, por exemplo, parar na faixa de pedestres quando necessário.

Antes da implementação da sinalização de trânsito, o Detran-GO realiza estudos técnicos para identificar os pontos críticos e de alto fluxo em cada município. Com base nesses dados, são elaborados projetos e instaladas as ferramentas apropriadas para melhorar a segurança de todos os usuários das vias, incluindo pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, evitando acidentes e mortes.

As equipes do Detran-GO são responsáveis pela aplicação de faixas contínuas, faixas segmentadas, faixas de retenção, placas de pare, faixas de pedestres e outros elementos de sinalização horizontal. A sinalização vertical também é instalada estrategicamente, com placas de regulamentação e advertência.

O programa Sinaliza Goiás foi criado em 2019 pelo Governo de Goiás, com o objetivo de melhorar a segurança viária nos 246 municípios do estado, por meio da implantação de sinalização horizontal e vertical. No mês de junho, as cidades de Goiatuba, Rio Verde, Mambaí, Campo Alegre de Goiás, Uruana, Palmeiras, Santa Terezinha, Nova Glória, Cristianópolis, Matrinchã, Campinorte, Senador Canedo, Teresópolis, Araçu, Uruaçu, Orizona e Serranópolis foram contempladas com as melhorias na sinalização.

Fonte: Detran-GO.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também