O projeto “EJA – Toda Hora é Hora de Estudar: Mães e filhos na escola” em Cidade Ocidental tem como objetivo conciliar o trabalho e estudo dos pais, garantindo cuidados e educação adequada para os filhos durante o período noturno. Desenvolvido pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o projeto visa evitar a evasão escolar e oferecer condições adequadas para que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possam frequentar as aulas enquanto seus filhos recebem reforço escolar e participam de atividades lúdicas em um ambiente seguro. O projeto é realizado em três escolas do município e atende alunos que não têm com quem deixar seus filhos durante o período noturno.
A equipe pedagógica decidiu implementar o projeto “Mães e filhos na escola” para combater a queda na procura pela modalidade de EJA e garantir a permanência dos alunos, cumprindo a legislação. Os objetivos do projeto incluem reduzir a evasão escolar, aumentar o número de matrículas na modalidade EJA, proporcionar segurança para os filhos dos alunos, oferecer apoio pedagógico às crianças e explorar diferentes linguagens durante as atividades.
O projeto é destinado aos filhos de alunos matriculados na modalidade EJA da rede municipal de ensino. As escolas disponibilizam espaços apropriados para atividades pedagógicas e lúdicas, e os filhos dos alunos recebem alimentação adequada durante o período em que seus pais estão estudando. Profissionais capacitados e orientados pela equipe pedagógica são responsáveis por cuidar das crianças enquanto seus pais estão em aula. O projeto visa não apenas garantir a educação das crianças, mas também oferecer um ambiente seguro e estimulante para seu desenvolvimento, enquanto seus pais se dedicam aos estudos, fortalecendo a educação e a inclusão social no município de Cidade Ocidental.