A cidade de Trindade, em Goiás, foi oficialmente declarada a capital da fé. Durante a missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o governador Ronaldo Caiado entregou simbolicamente o título concedido pela Assembleia Legislativa, por meio do projeto de lei 21.951/2023, de autoria do deputado estadual George Morais.
O governador destacou que a iniciativa reconhece legalmente o que já é uma realidade para o estado de Goiás, considerando que a romaria é a segunda maior do país, com a participação de devotos de todo o Brasil.
A celebração de encerramento foi conduzida pelo Arcebispo de Manaus, cardeal Leonardo Ulrich Steier, e contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino e do Presidente da Alego, Bruno Peixoto. O evento atraiu mais de 3 milhões de devotos de todas as partes do Brasil ao longo de 10 dias.
Durante a festa, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) ofereceu diversos serviços aos fiéis, incluindo massagens, lanches, espaço de descanso, atendimento médico e presença da polícia e bombeiros.
O Governo de Goiás investiu mais de R$ 3,5 milhões para a realização do evento e também está planejando a construção do Viaduto Portal da Fé na GO-060, com previsão de conclusão em 18 meses, no valor de R$ 14,3 milhões.
A Romaria do Divino Pai Eterno deste ano teve uma extensa programação, incluindo missas, novenas, procissões e vigílias, além de um show do cantor Roberto Carlos.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)- Governo de Goiás.



