Entorno Hoje

Policlínicas de Goiás garantem mais de 200 mil atendimentos

As policlínicas oferecem uma ampla gama de serviços ambulatoriais e exames de qualidade, com o objetivo de proporcionar um acesso mais eficiente e resolutivo aos pacientes.
Pacientes recebem atendimento ambulatorial de fisioterapia na Policlínica Estadual da região Rio Vermelho, na Cidade de Goiás. Foto: SES-GO.
Pacientes recebem atendimento ambulatorial de fisioterapia na Policlínica Estadual da região Rio Vermelho, na Cidade de Goiás. Foto: SES-GO.

As policlínicas estaduais de Posse, Quirinópolis, Goianésia, Formosa, Goiás e São Luís de Montes Belos alcançaram um marco importante no último ano, ao fornecerem mais de 200 mil atendimentos médicos e multiprofissionais de saúde. Essas unidades, que fazem parte do Governo de Goiás, têm desempenhado um papel fundamental no processo de regionalização da saúde, garantindo um acesso digno e abrangente aos serviços de saúde para os cidadãos goianos.

As policlínicas oferecem uma ampla gama de serviços ambulatoriais e exames de qualidade, com o objetivo de proporcionar um acesso mais eficiente e resolutivo aos pacientes. O secretário estadual de Saúde, Sérgio Vencio, destacou a preocupação do governador Ronaldo Caiado em atender especialmente aqueles que estão distantes dos grandes centros urbanos. Por isso, as unidades foram estrategicamente distribuídas em todo o estado, levando atendimento de qualidade a todos os territórios.

As policlínicas são unidades ambulatoriais especializadas que oferecem serviços e atendimentos em mais de 20 especialidades médicas, incluindo cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, neurologia, pediatria, ortopedia, pneumologia, reumatologia, entre outras. Além disso, contam com equipes multiprofissionais compostas por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, além de realizar exames de análises clínicas e de imagem. Também oferecem procedimentos ambulatoriais, como pequenas cirurgias, serviço de terapia renal substitutiva e Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

No ano de 2022, as policlínicas registraram mais de 152 mil atendimentos médicos, sendo que cerca de 116 mil foram realizados pelas equipes multiprofissionais. Além disso, foram dispensados quase 82 mil medicamentos especializados para os pacientes. As unidades também realizaram cerca de 9 mil exames específicos para o rastreio e diagnóstico de câncer de mama e colo uterino, incluindo ultrassonografia de mama e mamografia. A entrega de medicamentos nas policlínicas inclui uma consulta farmacêutica, na qual são fornecidas orientações ao usuário sobre o uso adequado do medicamento prescrito pelo médico.

Com o objetivo de ampliar a oferta de serviços de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem planos para implantar, em cada policlínica, Centros Especializados de Odontologia (CEO), que oferecerão procedimentos como periodontia, endodontia, atendimento a pessoas com necessidades especiais e diagnóstico bucal, com foco no diagnóstico e detecção do câncer bucal.

Para serem atendidos nas policlínicas estaduais, os usuários devem ser encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de seus municípios, seguindo um sistema de regulação estabelecido para garantir o acesso adequado e organizado aos serviços de saúde.

Fonte: Agência Cora Coralina de Notícias.

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também