O Governador Ronaldo Caiado sancionou o projeto de lei nº 22.024, proposto pelo líder do governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Wilde Cambão. O projeto estabelece a Política Estadual de Conscientização e Informação sobre a Doença de Crohn, além de trazer outras medidas relacionadas ao tema.
A Política Estadual instituída por esta lei terá como diretrizes:
- Incentivar campanhas de divulgação e conscientização sobre a Doença de Crohn;
- Promover a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública, visando garantir um acompanhamento especializado para as pessoas diagnosticadas com a Doença de Crohn, incluindo orientação psicológica e suporte adequado;
- Estimular pesquisas que facilitem o diagnóstico da doença;
- Promover a troca de informações e experiências entre os profissionais de saúde;
- Incentivar o acesso dos portadores da Doença de Crohn aos medicamentos necessários para o tratamento.
Com a sanção dessa lei, o Estado de Goiás demonstra seu compromisso em disseminar informações sobre a Doença de Crohn, sensibilizar a sociedade e proporcionar melhores condições de tratamento e qualidade de vida aos portadores dessa enfermidade.
A iniciativa do deputado Wilde Cambão, em parceria com o governo estadual, busca ampliar o conhecimento sobre a Doença de Crohn, capacitando os profissionais de saúde e promovendo ações que beneficiem diretamente os pacientes. Com a conscientização e a troca de informações, espera-se uma maior compreensão e suporte para aqueles que convivem com essa condição.
Fonte: Deputado Wilde Cambão via Instagram.



