Entorno Hoje

Alego aprova projeto que obriga empresas de transporte público a aceitarem pagamento via Pix

Caso a matéria seja sancionada, as empresas de ônibus concessionárias terão um prazo de 120 dias para se adaptarem às novas exigências e disponibilizarem os meios de pagamento via Pix aos passageiros.
De acordo com a proposta, o pagamento via Pix poderá ser feito por meio do aparelho celular, no aplicativo bancário. Foto: Freepik.
De acordo com a proposta, o pagamento via Pix poderá ser feito por meio do aparelho celular, no aplicativo bancário. Foto: Freepik.

Na última sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), foi aprovado em definitivo o projeto de lei nº 2343/22, de autoria do deputado Wilde Cambão (UB), que tem como objetivo tornar obrigatória a disponibilização de meios de pagamentos instantâneos autorizados pelo Banco Central do Brasil pelas empresas de transporte público.

De acordo com a proposta, as empresas serão obrigadas a aceitar o pagamento por meio do Pix, utilizando o aplicativo bancário no celular. Para isso, a empresa deverá fornecer ao usuário um QR Code para que o pagamento instantâneo da tarifa de transporte possa ser efetuado. O valor da passagem será o mesmo praticado para pagamentos em dinheiro ou com bilhete eletrônico.

O deputado Wilde Cambão destaca a importância dos avanços tecnológicos no contexto da cidadania. Segundo ele, a tecnologia é uma ferramenta eficaz para facilitar as atividades do dia a dia. Com a aprovação dessa medida, espera-se que os usuários do transporte público tenham mais comodidade e agilidade ao efetuarem o pagamento de suas passagens.

Caso a matéria seja sancionada, as empresas de ônibus concessionárias terão um prazo de 120 dias para se adaptarem às novas exigências e disponibilizarem os meios de pagamento via Pix aos passageiros. Essa medida visa promover uma maior inclusão digital e acompanhar as transformações tecnológicas que estão ocorrendo na sociedade.

A aprovação desse projeto representa um avanço significativo na modernização do sistema de transporte público em Goiás, alinhando-se às tendências de pagamento eletrônico e oferecendo mais opções aos usuários. Agora, a proposta aguarda a sanção do governador para entrar em vigor e trazer benefícios aos cidadãos goianos.

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também