Estudo realizado durante 20 anos com 73 mil mulheres e 40 mil homens nos Estados Unidos, apontou como a adoção de hábitos saudáveis pode aumentar em até 10 anos a expectativa de vida e diminuir o risco de doenças crônicas, como câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.
Fatores relacionados ao estilo de vida que influenciam na longevidade são, fundamentalmente: não fumar, não ingerir álcool excessivamente, manutenção do peso, alimentação de boa qualidade, com diminuição de alimentos industrializados e realização de pelo menos 30 minutos de atividade física diária.
Entre os idosos, a probabilidade de apresentar essas doenças caiu entre 38% e 40%, para aqueles que praticaram atividade física diariamente.
Outro estudo, com duração de 8 semanas, realizado com pessoas entre 50 e 68 anos, não praticantes de atividade física, concluiu que 15 minutos de ciclismo, 3 vezes por semana já foi o suficiente para o aumento da força e massa muscular e melhora das condições físicas.
Para adultos obesos, a simples ação de subir escadas durante 20 segundos algumas vezes por dia já é capaz de melhorar o condicionamento aeróbico e a aptidão cardiorrespiratória.
A conclusão é de que movimento é sinônimo de qualidade de vida.
O importante é buscar, antes do resultado, o hábito.
Começar a praticar atividade física e manter a rotina é o passo mais importante. O resultado será gradual e permanente, convertido em mais saúde e bem-estar.
Fonte: Revista Isto É.



