Entorno Hoje

Goiás se isola na liderança da produção de sorgo e girassol no país

Com revisão das estimativas para Safra 22/23, soja e milho são destaques no 8º Levantamento da Conab. Relatório coloca Goiás na terceira posição no ranking geral da produção de grãos no país.
Foto: Wenderson Araujo/CNA
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Goiás lidera a produção de sorgo e girassol no Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O 8º Levantamento da safra de grãos 2022/2023 revela que Goiás está em terceiro lugar no ranking geral de produtores de grãos, após alguns meses fora dessa posição. A melhora na produção é atribuída às boas condições climáticas, investimentos em tecnologia e conhecimento por parte dos produtores rurais goianos.

A estimativa para a produção de sorgo em Goiás aumentou para 1,34 milhão de toneladas, representando um crescimento de 21,9% em relação à safra anterior. As lavouras de sorgo estão em boas condições de desenvolvimento devido às chuvas regulares em abril. A produtividade média estimada é de 3,49 toneladas por hectare.

No caso do girassol, as estimativas também foram revisadas para cima. A produção projetada para a safra goiana aumentou para 48,2 mil toneladas, um aumento de 121,1% em relação ao ciclo anterior. A produtividade estimada é de 1,62 tonelada por hectare, representando um aumento de 93,3% em relação à safra anterior. A área plantada também teve um aumento de 14,2%.

Segundo a Conab, Goiás deve entregar um total de 32,28 milhões de toneladas de grãos na safra 2022/2023, representando um crescimento de 11,9% em relação à safra anterior. Isso coloca o estado em terceiro lugar entre os maiores produtores estaduais de grãos, atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que Goiás terá a maior área plantada com cereais, leguminosas e oleaginosas da série histórica do estado. Estima-se que a área plantada seja de 6,73 milhões de hectares, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. A produção goiana deve chegar a 29,1 milhões de toneladas, correspondendo a 9,6% da produção nacional. A estimativa para a produção total em Goiás aumentou em 1,3 milhão de toneladas em relação ao mês anterior, o maior aumento entre todos os estados.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também