Goiás está prestes a colher uma safra promissora de cana-de-açúcar, com previsão de alcançar a marca de 72,7 milhões de toneladas na safra 2023/2024. Esse número representa um aumento de 2,3% em relação à safra anterior e corresponde a 11,4% da produção total brasileira. Esses dados são destacados na edição de maio do Agro em Dados, boletim técnico mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), que traz análises e números sobre a atividade sucroalcooleira em Goiás.
Além das informações sobre a cana-de-açúcar, a publicação também apresenta detalhes sobre os segmentos de açúcar e álcool, bem como análises e estatísticas sobre a produção e exportações do complexo sucroalcooleiro como um todo. O Agro em Dados utiliza mapas e gráficos para ilustrar o conteúdo, proporcionando uma compreensão abrangente do setor.
O boletim não se restringe apenas à atividade sucroalcooleira. Tradicionalmente, o Agro em Dados destaca as principais cadeias agropecuárias goianas, como bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Nesta edição, traz uma novidade: a média mensal de preços de cada produto. Essa adição visa fornecer subsídios para que produtores, técnicos e gestores públicos e privados possam tomar decisões mais informadas e estratégicas.
Pedro Leonardo Rezende, secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ressalta a importância do Agro em Dados: “A publicação que costuma divulgar, entre outros números, estimativas de produção, produtividade, área plantada e Valor Bruto de Produção (VBP) tem uma novidade nesta edição: a média mensal de preço de cada produto. É mais um subsídio para que produtores, técnicos e gestores públicos e privados possam tomar melhores decisões”.
Mais dados
Os dados apresentados neste mês destacam boas perspectivas para os produtos agrícolas em Goiás. Na Safra 2022/2023, estima-se um aumento de 1,4% na produção de soja e de 29,2% na produção de milho em relação ao ciclo anterior. Esses números colocam o estado como o terceiro maior produtor nacional de soja e milho, representando 11,5% e 10,1% da produção nacional dessas culturas, respectivamente.
Quanto à pecuária, o cenário é dividido. No primeiro trimestre de 2023, houve uma queda no faturamento com as exportações de bovinos (-38,9%) e lácteos (-21,5%), enquanto as vendas externas de carnes suínas e de frangos registraram crescimento.
Confira a edição de maio do Agro em Dados no site oficial da Seapa: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2023/AgroEmDados23/MAIO_-_AGRO_EM_DADOS.pdf.
Confira também: Milho ultrapassa soja e é produto mais exportado do agro goiano no mês de janeiro.
Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás



