A Frente Parlamentar em Defesa do Entorno do Distrito Federal, um dos colegiados recém-formados na Assembleia Legislativa de Goiás, reuniu-se novamente nesta quinta-feira, com o objetivo de organizar uma campanha que incentive os moradores da região a emplacarem seus veículos em Goiás, em vez do Distrito Federal.
A iniciativa tem como propósito principal a obtenção de mais recursos para a população desses municípios. A arrecadação de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pelo Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-GO) aumentaria e, consequentemente, resultaria em mais verbas para investimentos diversos na região.
Estiveram presentes na reunião o novo presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a titular da Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal, Maria Caroline Fleury, e quatro parlamentares que compõem a Frente Parlamentar do Entorno: seu coordenador, Ricardo Quirino (Republicanos), Dra. Zeli (UB), André do Premium (Avante) e o líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás, Deputado Wilde Cambão (UB).
“Vocês são os principais incentivadores dessa iniciativa, ninguém conhece melhor o Entorno do que vocês”, afirmou Waldir aos deputados da Frente, ressaltando que procurou os parlamentares antes de qualquer outra pessoa para discutir o assunto.
“Os cidadãos do Entorno já estão orgulhosos das obras entregues pelo governador, sejam elas de pavimentação, esgoto, água, hospitais ou escolas estaduais”, acrescentou o presidente do Detran, destacando a importância de estender essa valorização às unidades locais do órgão.
Isenções
Dra. Zeli afirmou que a eficácia da campanha depende também do envolvimento dos prefeitos e de incentivos financeiros para o emplacamento nos municípios goianos. Durante a reunião, discutiu-se a possibilidade de isenção da taxa de transferência dos veículos e da taxa de licenciamento anual. “Os prefeitos dos municípios do Entorno devem compreender que, mesmo com os descontos, não perderão dinheiro, pelo contrário, ganharão”, ressaltou Wilde Cambão.
Ricardo Quirino enfatizou que um aumento no número de emplacamentos nos municípios do Entorno teria impacto positivo também nas revendedoras de veículos locais, melhorando seus serviços. “No final, todos saem ganhando”.
Os deputados, a secretária do Entorno e o presidente do Detran listaram os seguintes municípios a serem envolvidos na campanha: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Valparaíso de Goiás.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias



