Entorno Hoje

Covid não é mais uma emergência sanitária de importância internacional, diz OMS

Especialistas da OMS se reuniram ontem para discutir o rebaixamento do mais alto nível de alerta da organização.
Covid-19 não é mais uma emergência sanitária de importância internacional, diz OMS. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Covid-19 não é mais uma emergência sanitária de importância internacional, diz OMS. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última sexta-feira (5) que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A decisão foi tomada após mais de três anos de emergência internacional e foi motivada pela queda nos números de casos e mortes pela doença, juntamente com a ampla vacinação da população. Desde o início do surto, em 2020, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo.

Apesar da mudança na classificação, a pandemia de Covid-19 continua em andamento, uma vez que a ESPII é uma designação técnica que passa por critérios específicos para ser decretada, enquanto a pandemia refere-se à disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto.

A decisão da OMS não altera o status de pandemia da Covid-19, que foi declarada em março de 2020, meses após a emergência internacional. A ESPII é uma designação importante para a coordenação dos esforços de saúde pública internacionais.

Fonte: G1

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também