A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nesta quinta-feira, 27 de abril, o boletim Infogripe que aponta o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 19 estados brasileiros. O levantamento considerou dados das últimas seis semanas, encerradas em 15 de abril, e indica que em alguns estados, o crescimento dos casos foi registrado em todas as faixas etárias.
A SRAG é uma síndrome que afeta o sistema respiratório e pode ser causada por diversos vírus, incluindo o novo coronavírus. A Fiocruz alerta que o aumento de casos de SRAG pode estar relacionado à circulação de variantes mais transmissíveis do vírus.
Enquanto isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a disseminação de notícias falsas relacionadas à vacina bivalente da Pfizer. A Anvisa esclareceu que a atualização do imunizante teve sua eficácia comprovada por meio de dados técnicos e científicos, e que a versão bivalente demonstrou ser tão ou mais eficaz que a versão anterior.
A vacina bivalente da Pfizer é indicada para a prevenção da difteria e do tétano em pessoas a partir de 7 anos de idade. A atualização do imunizante foi aprovada pela Anvisa em janeiro de 2021 e já está sendo utilizada no país. A agência reforçou que é importante buscar informações confiáveis sobre vacinas e evitar a disseminação de notícias falsas que possam comprometer a saúde pública.
Fonte: JP News



