Entorno Hoje

Taxa de evasão escolar em Goiás cai 54% em três anos

De 2018 a 2021, número de jovens que abandonaram os estudos caiu de 77.879 para 35.696. Governador credita queda acentuada aos investimentos no setor e políticas públicas que incentivam permanência em sala de aula.
Governador Ronaldo Caiado comemora resultados que mostram queda de 54% na evasão escolar entre 2018 e 2021 (Foto: Secom)

Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) revelam que Goiás registrou uma das menores taxas de evasão escolar do país em 2021, com redução de 54% em relação a 2018. O número de jovens que abandonaram os estudos de um ano para outro caiu de 77.879 para 35.696 no período.

O governador Ronaldo Caiado comemorou o resultado e atribuiu essa realidade aos investimentos e políticas públicas para o setor educacional. “Tudo isso faz o jovem acreditar na educação e ficar no colégio. Essa evasão [menor] é um reflexo da política que conseguimos implantar”, afirmou.

Entre as iniciativas que mudaram os números da evasão escolar em Goiás está a concessão de bolsas, por meio dos programas Jovem Aprendiz e Bolsa Estudo, que exigem dos estudantes uma frequência mínima nas aulas. Além disso, houve investimento na reforma das unidades escolares, entrega de uniformes, repasse de computadores e implantação de laboratórios de física, química, biologia e informática, promovendo aulas mais práticas e menos teóricas, além da valorização dos professores e servidores da educação.

O governador destacou ainda a importância da bolsa estudo, que tem o valor mensal de R$ 111,92 e ajuda os alunos a acreditarem na educação e permanecerem no colégio. “Isso faz com que o estudante volte a acreditar na educação e permaneça no colégio”, afirmou.

Caiado espera até o final do mandato mudar a cultura e mostrar aos jovens que buscar mais conteúdo e se profissionalizar é a saída para vencer na vida e escalar novos patamares. O resultado alcançado em Goiás é um reflexo das ações efetivas para garantir o acesso e permanência dos alunos nas escolas, e pode servir de exemplo para outros estados do país.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) – Governo de Goiás

Compartilhe

PUBLICIDADE

Veja também